SOBRE
APRESENTAÇÃO
O XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores tem como tema central: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A CRISE DA DEMOCRACIA. Os eventos têm por finalidade promover debates e reflexões sobre os desafios e óbices à garantia do direito humano à educação pública de qualidade, tal como preconizado na Carta Constitucional de 1988. A expectativa é possibilitar a reflexão sobre o papel da educação na concretização do projeto de democrático do Brasil, proposto pela Constituição cidadã, situando tais reflexões no cenário de crise das democracias contemporâneas ao redor do mundo. O evento busca debater estas questões no âmbito das políticas públicas educacionais, das relações entre cultura e educação e da formação de professores.
Discutir sobre o direito à educação no âmbito da pesquisa e Pós-graduação na Amazônia, hoje, se reveste, ainda, de maior força, sobretudo, pela contradição identificada entre a riqueza de recursos extraída da região e os baixos indicadores sociais apresentados, sendo destes, os indicadores educacionais uns dos mais graves, como por exemplo: está dentre as menores taxas de escolarização da população adulta do país; possui mais de 664 mil pessoas adultas analfabetas, apenas 16% de cobertura de matrículas em creches, 44% da cobertura no Ensino Médio e 14,6% de taxa líquida de matrículas no Ensino Superior, o que coloca a região dentre as menores taxas do Brasil (IBGE. Educadata, 2017; Observatório do PNE).
Esperamos, assim, de maneira mais ampliada, que as atividades desenvolvidas no âmbito dos Seminários, possam contribuir para que os pesquisadores participantes e suas respectivas produções sejam divulgadas em âmbito internacional, mantendo o compromisso com a formação de seres humanos em seu sentido integral e complexo, pautado em formas de sociabilidades que se orientem pela igualdade, emancipação e afirmação das diferenças, isto é, uma formação omnilateral, exercida ininterruptamente nas várias dimensões do desenvolvimento humano: cultural e de trabalho, gênero, etnia e geracional.
Numa perspectiva mais ampliada, as atividades acadêmicas planejadas para os dois Seminários conjuntos visam aproximar a comunidade científica do PPGED/UFPA de outros programas de pós-graduação congêneres para compartilhar suas experiências e produções acadêmicas, envolver os docentes pesquisadores com atuação nos cursos de graduação que pesquisam na área de Educação, além de bolsistas de iniciação científica e estudantes que se encontram em processo de formação na educação superior e os “novos sujeitos” – que atuam na defesa do direito à educação.
Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves
Coordenadora Geral
OBJETIVOS
Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional, tem os seguintes objetivos:
PÚBLICO ALVO
Realização
Apoio