SOBRE

APRESENTAÇÃO

O XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores tem como tema central: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A CRISE DA DEMOCRACIA.  Os eventos têm por finalidade promover debates e reflexões sobre os desafios e óbices à garantia do direito humano à educação pública de qualidade, tal como preconizado na Carta Constitucional de 1988. A expectativa é possibilitar a reflexão sobre o papel da educação na concretização do projeto de democrático do Brasil, proposto pela Constituição cidadã, situando tais reflexões no cenário de crise das democracias contemporâneas ao redor do mundo. O evento busca debater estas questões no âmbito das políticas públicas educacionais, das relações entre cultura e educação e da formação de professores.

 

Discutir sobre o direito à educação no âmbito da pesquisa e Pós-graduação na Amazônia, hoje, se reveste, ainda, de maior força, sobretudo, pela contradição identificada entre a riqueza de recursos extraída da região e os baixos indicadores sociais apresentados, sendo destes, os indicadores educacionais uns dos mais graves, como por exemplo: está dentre as menores taxas de escolarização da população adulta do país; possui mais de 664 mil pessoas adultas analfabetas, apenas 16% de cobertura de matrículas em creches, 44% da cobertura no Ensino Médio e 14,6% de taxa líquida de matrículas no Ensino Superior, o que coloca a região dentre as menores taxas do Brasil (IBGE. Educadata, 2017; Observatório do PNE).

 

Esperamos, assim, de maneira mais ampliada, que as atividades desenvolvidas no âmbito dos Seminários, possam contribuir para que os pesquisadores participantes e suas respectivas produções sejam divulgadas em âmbito internacional, mantendo o compromisso com a formação de seres humanos em seu sentido integral e complexo, pautado em formas de sociabilidades que se orientem pela igualdade, emancipação e afirmação das diferenças, isto é, uma formação omnilateral, exercida ininterruptamente nas várias dimensões do desenvolvimento humano: cultural e de trabalho, gênero, etnia e geracional.

 

Numa perspectiva mais ampliada, as atividades acadêmicas planejadas para os dois Seminários conjuntos visam aproximar a comunidade científica do PPGED/UFPA de outros programas de pós-graduação congêneres para compartilhar suas experiências e produções acadêmicas, envolver os docentes pesquisadores com atuação nos cursos de graduação que pesquisam na área de Educação, além de bolsistas de iniciação científica e estudantes que se encontram em processo de formação na educação superior e os “novos sujeitos” – que atuam na defesa do direito à educação.

 

Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves

Coordenadora Geral

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

 

Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional, tem os seguintes objetivos:

 

  • Promover o diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a programas de pós-graduação, em torno da temática do evento;

 

  • Possibilitar o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes no âmbito do Programa;

 

  • Refletir sobre novas estratégias de ampliação e fortalecimento da pesquisa em Educação, incentivando a produção do conhecimento na Amazônia em articulação com os grandes centros de pesquisa nacionais e internacionais;

 

  • Contribuir para a melhoria da formação de professores da educação básica e de estudantes de pós-graduação e de graduação;

 

  • Favorecer o processo de inovação de práticas pedagógicas de professores no âmbito da educação básica e do ensino superior.

 

 

 

 

 

PÚBLICO ALVO

 

 

  • Professores e estudantes do Instituto de Ciências da Educação da UFPA e, em especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação;

 

  • Pesquisadores e estudantes de Programas de Pós-Graduação da região e do país;

 

  • Pesquisadores com atuação nos cursos de Graduação que investigam a área de Educação;

 

  • Bolsistas de iniciação científica e estudantes de graduação na área da educação; Gestores dos sistemas de ensino;

 

  • Professores com exercício profissional na educação básica;

 

  • Representantes de associações, sindicatos, organizações não-governamentais e movimentos sociais da área educacional.

 

 

 

Realização

Apoio

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25, 26 e 27 de Novembro | Belém - PA
XIV SNPPC & III SIPPECFP
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