ANAIS DO XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO e III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
GT 1 – Gestão e Financiamento da Educação Básica
Coordenação – Dalva Valente Guimarães Gutierres
a) Trabalhos:
1. Título: SALÁRIO E CARREIRA DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PÚBLICO DO PARÁ
Autores: Abelcio Nazareno Santos Ribeiro - Vera Lúcia Jacob Chaves
Autor: Alcemir Pantoja Rodrigues
Autores: Dalva Valente Guimarães Gutierres; Thalia Barbosa Mendonça; Denys da Cunha Silva
5. Título: POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: NÍVEIS DA EDUCAÇÃO EM DESTAQUE
Autores: Denys da Cunha Silva, Perla Sofia Andrade de Aquino e Dalva Valente Guimarães Gutierres
6. Título: SALÁRIO-EDUCAÇÃO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ
Autores: Felipe Gomes Monteiro Rosana Gemaque Rolim
7. Título: O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM IMPERATRIZ – MA
Autores: Hugo Lima Araújo e Antônio Sousa Alves
8. Título: O PEDAGOGO E O GESTOR DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Autores: Iranildo da Silva Oliveira e Paula Rosália da Silva Oliveira
9. Título: CARREIRA DOCENTE NO BRASIL E EM PORTUGAL: PRINCIPAIS MARCOS REGULATÓRIOS
Autores: Jennifer Susana Webb Santos e Vera Lúcia Jacob Chaves
Autores: Jorge Antonio Lima de Jesus e José Carlos Martins Cardoso
11. Título: GESTÃO FINANCEIRA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autores: Marcos Vinicius Sousa de Oliveira, Deidiane Costa Guimarães e Maria Gorete Rodrigues Cardoso
12. Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO ANDA?
Autores: Marta Macedo Matos de Araujo, Giselle Damasceno da Silva de Souza e Polyanna Cristina Lima Veiga
13. Título: PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO CAMPO DO FINANCIAMENTO EM CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Autores: Míriam Rosa e Maria Edilene Ribeiro
14. Título: CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARAJÓ: INCURSÕES NA TEORIA DO CAPITAL HUMANO
Autores: Paulo Sérgio de Oliveira Alvares e Dalva Valente Guimarães Gutierres
15. Título: A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDORES PÚBLICOS COMO
POLÍTICA DE ESTADO: ANALISE DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 51/2019
Autores: Rubens da Costa Ferreira e Dalva Valente Guimarães Gutierres
16. Título: ANÁLISE DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PORTEL-PA
Autores: Hermison Bruno Baia Palheta e Aline Silveira Machado
GT 2 – Políticas Públicas para a Educação
Coordenação: Fabíola Bouth Grello Kato
a) Trabalhos:
1. Título: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SURDOS NO BAIXO TOCANTINS
Autora: Amanda Bastos Cerqueira Arnoud
Autores: Samantha Castro Vieira de Souza e Vera Lúcia Jacob Chaves.
3. Título: O PERFIL DOS GESTORES EDUCACIONAIS DO NOROESTE FLUMINENSE A PARTIR DO DECRETO 6094/07
Autores: Pablo Silva Machado Bispo dos Santos e Fabiane da Costa e Silva.
4. Título: UM ESTUDO SOBRE O NOVO MARCO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA EINOVAÇÃO NA UFPA
Autores: José Augusto Ewerton de Sousa e Fabíola Bouth Grello Kato.
Autores: Lidiane Tavares do Nascimento Gomes, Ilma de Andrade Barleta e Regina Lúcia da Silva Nascimento.
6. Título: O FUNDEB E O PCCR DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA
Autores: Marilene da Silva Feijão Pereira e Adriely Cordeiro Lima Viana
7. Título: PODER POLÍTICO LOCAL E AS FUNÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Autores: André do Nascimento Lima e Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
Autores: Aline Santana Pureza Maciel, Afonso Welliton de Sousa Nascimento e Orlando Nobre Bezerra de Souza
9. Título: AS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Autor: Josafá da Conceição Clemente
10. Título: PROJETO MUNDIAR: ANALISANDO AS INTENCIONALIDADES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO FRANCISCO DO PARÁ
Autores: Ester Marques da Conceição, Gênice Aragão de Sousa e Maria do Socorro Castro Hage
Autores: EVANILDE SILVA DA COSTA e MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO
Autores: DANIELA DE FÁTIMA FERRARO NUNES e VERA LUCIA JACOB CHAVES
13. Título: ESTADO, POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL: REFLEXÕES PARA A EMANCIPAÇÃO
Autores: MARÍLIA PANTOJA BRITO e ANDRÉ RODRIGUES GUIMARÃES
Autores: REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA, ROSEANE MONTEIRO SANTOS e DINAIS LEAL DA HORA
Autores: Clóvis Marques Dias Júnior e ANTONIO SOUSA ALVES
16. Título: ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL – PA
Autores: Mônica Eliana de Oliveira Ferreira e MARIA CAROLINE CAVALCANTE DOS SANTOS
Autores: Natasha Souza Cardoso e Maria Edilene S. Ribeiro
18. Título: POLÍTICAS DE CURRÍCULO E NEOLIBERALISMO: DEMANDAS PARA AS DISPUTAS DE PROJETOS EDUCACIONAIS
Autores: José Rafael Barbosa Rodrigues e Carlos Jorge Paixão
Autores: RAQUEL MATOS LAMEIRA e ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUSA
Autores: Alcione Diniz Neves Moura, Jorge Antonio Lima Jesus e Leida Cristina Saraiva Teixeira
21. Título: O MODELO NEOLIBERAL PARA A EDUCAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DO “PROJETO MUNDIAR” NO PARÁ
Autores: Elen Lúcia Marçal de Carvalho, Neli Moraes da Costa Mesquita e Terezinha F. A. Monteiro dos Santos
Autores: Edilberto Guimarães Rodrigues, Giselle Damasceno da Silva de Souza e José Bittencourt da Silva
23. Título: A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EAD: DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES À YDUQS
Autores: Lennon Martins Pereira e Maria Edilene da Silva Ribeiro
Autores: Victor Fernando Ramos de Oliveira e Maria Edilene S. Ribeiro
Autores: Flávia Caroline Maciel Conceição, Alessandra da Silva Castro e Valéria Silva de Moraes Novais
26. Título: REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE: materialização da BNCC na Amazônia Amapaense
Autores: Arthane Menezes Figueiredo e Manoel Raimundo dos Santos
27. Título: O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO SOB INFLUÊNCIA DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA)
Autores: Antonio Sousa Alves, Cassio Vale e Maria do Socorro Vasconcelos Pereira.
Autores: Sandy Bouth Sanches, Paulo ítalo da Silva Laredo e Vera Lúcia Jacob Chaves.
29. Título: AS ESTRATÉGIAS DO GRUPO SER EDUCACIONAL PARA O DECLÍNIO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Autores: Reinaldo Antônio do Amor Divino de Souza e Fabíola Bouth Grello Kato
30. Título: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA (GC) NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL
Autores: Pania Pires dos Santos e Silva e Fabíola Bouth Grello Kato
31. Título: UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA/SER EDUCACIONAL S.A: A GESTÃO NA LÓGICA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
Autores: Tarcísio da Silva Cordeiro e Fabíola Bouth Grello Kato
32. Título: AS PROPOSTAS DA REFORMA (LEI Nº 13.415/2017) NO CONTEXTO HISTÓRICO DA OFERTA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Autores: Alice Raquel Maia Negrão e Dinair Leal da Hora
33. Título: A POLITICA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: ALGUNS DADOS PARA REFLEXÃO
Autores: Alessandra da Silva Castro, Flavia Caroline Maciel Conceição e Valeria Silva de Moraes Novais
Autores: Áurea Peniche Martins, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos e Luiz Miguel Galvão Queiroz
35. Título: O INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NO BRASIL
Autores: Simone Bitencourt Braga
36. Título: DICIONÁRIO DE SABERES E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Autores: Jorge Antônio Lima de Jesus, Mariana Rodrigues Monteiro e José Carlos Martins Cardoso
37. Título: DESDOBRAMENTOS DA LEGISLAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores: Ronaldo Meireles Martins, Maria Vânia Quirino dos Santos e Ildenê Freitas da Silva Mota
38. Título: PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ INSTITUIÇÃO DE PROGRAMAS E EXPANSÃO DE MATRÍCULAS.
Autor: José Almir Brito dos Santos
Autores: Felipe Garcia Passos e Eduardo Donizetti Girotto
Autores: Iago Quinto Brandão; Aline Gomes de Souza
41. Título: DESAFIOS DO CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE (CPPF) ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL
Autores: Marcelo do Vale Oliveira, Wellem Inês Silva do Nascimento, Adson Pereira da Silva
GT 3 – Formação de Professores e Trabalho Docente.
Coordenação: Arlete Maria Monte Camargo
a) Trabalhos:
1. Título: A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INDÍGENA TATAKTI KYIKATÊJÊ1
Autores: Elson Pereira de Almeida, Maria Rita Vidal, Élida Pasini Tonetto
2. Título: PERCEPÇÃO DE DOCENTES-PESQUISADORES ACERCA DA QUALIDADE NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Autores: Emmanuelle Pantoja Silva, Maély Ferreira Holanda Ramos e Isabella Pantoja Silva
3. Título: CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE ADOECIMENTO DOCENTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PPGED- UFPA
Autores: Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Maély Ferreira Holanda Ramos e Arlete Maria Monte de Camargo
Autores: Evaldo Ferreira Rodrigues e Cely do Socorro Costa Nunes
Autores: Fabrício Gama Alves, Marcos Vinícius Sousa de Oliveira e Ana Claudia Ribeiro Castro.
Autores: Francy Taissa Nunes Barbosa e Salomão Antônio Mufarrej Hage
Autora: Elllen Aguiar da Silva
8. Título: APROXIMAÇÕES FREIREANAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESORES(AS) DO CAMPO NA AMAZÔNIA
Autores: Edilson da Costa Albarado e Salomão Antonio Mufarrej Hage
9. Título: PRÁTICAS SOCIOEDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE EMCORPOS MARCADOS PELO ESCALPELAMENTO
Autores: Edwana Nauar de Almeida e Cely do Socorro Costa Nunes
10. Título: O museu escola memorial da balaiada e o ensino de história local em Caxias - Maranhão
Autores: Patrícia Silva Santos e Wheriston Neris Silva
11. Título: O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA
Autores: Rosana Mendes de Matos Privado e Neusani Oliveira Ives-Felix
Autores: Antonia Marcia Sousa Torres
Autores: Orlando Mourão Pena Júnior, Lorena Costa Branco e Samantha Hanna Seabra Castilho Simões.
14. Título: Formação e Prática Docente: o que dizem os professores do Ensino Médio?
Autores: Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura e Ivany Pinto Nascimento
Autores: Ana Claudia Ferreira Rosa e Arlete Maria Monte Camargo
16. Título: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR: UM OLHAR DA LEGISLAÇÃO NACIONAL HONDURAS-BRASIL
Autores: Ada Larissa Cálix Flores e Dinair Leal da Hora
17. Título: CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL
Autores: Aleyse da Silva e Silva, Maria Eduarda Silva Muniz e Maria do Socorro Castro Hage
18. Título: DO NÃO FORMAL AO FORMAL: RELEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE
Autores: Aline Pacheco Souza
19. Título: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ
Autores: Ana Beatriz Guimarães Quadros, Wemesson Vando da Silva e Silva e Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
20. Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LIBRAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM CAPANEMA
Autores: Waldir Ferreira de Abreu e Ana Keila da Silva Castro
Autores: Ana Paula Vieira e Souza e Yan Ramon da Costa Lopes
22. Título: O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE AVALIAÇÃO
Autores: Silvana Bandeira Oliveira
23. Título: FORMAÇÃO DOCENTE: OS CONTRIBUTOS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Autores: Simone do Socorro Freitas do Nascimento e Efigênia das Neves Barbosa Rodrigues
24. Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores: Thais Silva Trindade das Mercês e Genylton Odilon Rêgo da Rocha
Autores: Waléria Duarte Silva, Wanessa Costa de Lima e Maria do Socorro Castro Hage
26. Título: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR/APRENDER A PROFISSÃO DOCENTE
Autores: Caroline do Nascimento dos Santos e Valéria Risuenho Marques
Autores: Daniel Rodrigues Corrêa e Waldir Ferreira de Abreu
28. Título: TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO CONTINUADA E REGULAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PARÁ
Autores: Barbara Araújo da Silva e Maria da Conceição dos Santos Costa
29. Título: DANÇA E EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO CONCEITOS E PRÁTICAS POR MEIO DO CORPO E DE PROCESSOS CRIATIVOS
Autores: Carlos Afonso Ferreira dos Santos e Elane Cristina Pinheiro Monteiro
Autores: Amparo Villa Cupolillo e Bárbara Pereira Carmona dos Santos
31. Título: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS DA REGIÃO INSULAR DE BELÉM
Autores: Andreéa Silva Vieira
32. Título: PANORAMA ATUAL ACERCA DO DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Autores: Nila Luciana Vilhena Madureira
Autores: 1º Miriam Matos Amaral e Cely do Socorro Costa Nunes
34. Título: A TEORIA DO CAPITAL HUMANO NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO 3
Autora: Mary Ellen Costa Moraes
Autores: Marinalva Veras Medeiros e Waldir Ferreira de Abreu
36. Título: INTENSIFICAÇÃO DE TRABALHO E FASE FINAL DA CARREIRA DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA
Autoras: Maria da Conceição Rosa Cabral e Cely do Socorro Costa Nunes
37. Título: ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E TRABALHO DOCENTE EM ALTAMIRA PA
Autores: Marconde Ávila Bandeira, Léia Gonçalves de Freitas e Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
38. Título: A INSERÇÃO DO TERMO COMPETÊNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autores: Luciane Menezes Cardoso e Alice Melo
39. Título: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ENSINO COLABORATIVO NO ENSINO REGULAR
Autor: Marcileno de Sousa Favacho
40. Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
Autores: Marcelo Conceição da Rocha Campos e Eliana do Socorro de Brito Paixão
41. Título: FATORES DE RISCO E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE DOENÇAS PARA A SAÚDE DOS PROFESSORES
Autores: Luciana Amaral Garcia, Jamille Gabriela Cunha da Silva e Maély Ferreira Holanda Ramos
42. Título: A ORGANIZAÇÃO DO MEIO SOCIAL EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA EXISTÊNCIA SOCIAL DAS CRIANÇAS
Autoras: 1º Luciana da Costa Oliveira e Sônia Regina Teixeira
Autor: Makoy Santos da Silva
Autores: Fredson Costa Vulcão, Neiva Lana de Almeida Guimarães e Álvaro Adolfo Duarte Alberto
45. Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA – ALTERNATIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
Autora: Gracieda dos Santos Araújo
Autores: Ingrid Rayane Dias Rodrigues e Waldir Ferreira Abreu
47. Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DE PROFESSORES NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DA UFPA
Autores: Isalu Cavalcante Muniz Mauler, Celso Mauler e Arlete Maria Monte de Camargo
48. Título: A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE
Autores: Jamille Gabriela Cunha da Silva, Luciana Amaral Garcia e Maély Ferreira Holanda Ramos
49. Título: O TRABALHO DOCENTE NA EJA AS PRODUÇÕES PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2015 A 2018
Autoras: Juliane Nunes Leão e Salomão Antônio Mufarrej Hage
50. Titulo:A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE CULTURA NO DESENVOLVIMENTODA CRIANÇA POR MEIO DA ALFABETIZAÇÃO.
Autoras: Juliane Nunes Leão e Salomão Antônio Mufarrej Hage
51. Titulo: FORMAÇÃO INICIAL E A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PERSPECTIVA
Autora: Antônia Fladiana Nascimento dos Santos
52. Titulo: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE CULTURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA POR MEIO DA ALFABETIZAÇÃO
Autora: TÁBITA CRISTINA MODESTO NASCIMENTO E BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA
GT 4 – Educação, Decolonialidade e Diversidade Social
Coordenação: Waldir Ferreira de Abreu
a) Trabalhos:
1. Título: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA, MULTI OU INTERCULTURAL?: O CASO PERUANO DO ENCONTRO TINKUY.
Autores: 1º Lilia Maria Nieva Villegas;
2º Sônia Cristina Soares Dias Vermelho.
Autores: 1º Maria Francisca Ribeiro Correa;
2º Waldir Ferreira Abreu.
3. Título: UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA AMAZÔNIA FRONTEIRIÇA DO BRASIL-PERU-COLÔMBIA
Autores: 1º Maria Auxiliadora dos Santos Coelho;
2º Waldir Ferreira de Abreu.
4. Título: DIDÁTICAS DECOLONIAIS NO BRASIL: ELEMENTOS GENEALÓGICOS.
Autores: 1º Alder de Sousa Dias;
2º Waldir Ferreira de Abreu.
5. Título: POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: AS COTAS RACIAIS PARA ESTUDANTES NEGROS NA UEMA
Autores: 1º Marina Santos Pereira Santos;
2º Lúcia Isabel Silva
6. Título: EDUCAÇÃO, FEMINIMO E DECOLONIALIDADE
Autora: Adriane Raquel Santana de Lima
Autores: 1º Romário da Rocha Sousa;
2º Genylton Odilon Rêgo da Rocha.
8. Título: GÊNERO E INFÂNCIA(S): (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA PRÉ-ESCOLA
Autores: 1º Naire Gomes de Sousa;
2º Joyce O. S. Ribeiro
9. Título: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL: ASPECTOS INICIAIS DA PESQUISA
Autor: 1º Alexandre Adalberto Pereira;
10. Título: RESISTÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS À OPRESSÃO INTERSECCIONAL DE GÊNEROS, RAÇAS E CLASSE, NA EDUCAÇÃO
Autores: 1º Eunice Léa de Moraes;
2º Lucia Isabel Conceição da Silva.
Autores: 1º Isabell Theresa Tavares Neri;
2º Lucia Isabel Conceição da Silva.
Autores: 1º Taylon Silva Chaves;
2º Raquel dos Santos.
13. Título: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E UNIVERSIDADES POPULARES: eurocentrismo na práxis extensionista
Autores: 1º Raphael Carmensin Gomes;
2º Damião Oliveira.
Autores: 1º Oberdan Medeiros;
2º Sônia Araújo.
15. Título: ENSINO DE FILOSOFIA, CURRÍCULO E COLONIALIDADE
Autores: 1º Sulivan Ferreira de Souza;
2º Ivanilde Apoluceno de Oliveira.
16. Título: RACISMO, VIOLÊNCIA E IDENTIDADE: diálogos com jovens estudantes da escola pública.
Autores: 1ºAmanda Gabriela Costa Lima;
2ºLúcia Isabel Silva.
Autores: 1º Ilma Fialho de Oliveira;
2º Waldir Ferreira de Abreu.
18. Título: O XAMÃ E O CIENTISTA: CONCEPÇÕES PRELIMINARES SOBRE A INTELECTUALIDADE INDÍGENA.
Autores: 1º Uisllei Uillem Costa Rodrigues;
2º Sônia Maria da Silva Araújo.
19. Título: POR UMA DOCÊNCIA DECOLONIAL E INTERCULTURAL EM DIÁLOGO COM FREIRE.
Autores: 1º Dayana Viviany Silva de Souza;
2º Joel Dias da Fonseca;
3º Salomão Antônio Mufarrej Hage.
20. Título: A contribuição da descolonização do conceito de intelectual para a pesquisa em educação.
Autores: 1º Alberto Alan de Sousa Cordeiro;
2º Sônia Maria da Silva Araújo.
GT 5 – Políticas e Práticas de Educação do Campo
Coordenação: Salomão Mufarrej Haje
a) Trabalhos Aceitos
1. Título: A (MULTI)SERIE EM QUESTÃO: ESTUDO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA ESCOLA SANTO ANTÔNIO EM IGARAPÉ-MIRI
Autora: Lindalva Fonseca Costa
2. Título: A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autoras: Ana Cláudia da Silva Pereira e Rosana Maria Gemaque Rolim
Autores: Arianne Sabado de Melo e Salomão Antonio Mufarrej Hage
Autores: Oscar Ferreira Barros e Salomão Antônio Mufarrej Hage
Autores: Solaine Pinto Coelho, Joyce Alves Vieira e Hellen do Socorro de Araújo Silva
Autores: Beatriz Santos da Silva, Elizangela Gomes Silva e Maria do Socorro Castro Hage
Autores: Rosilene Sousa da Silva e Vanilza Maria Moraes Ferreira
8. Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO- MST: UM ESTADO DA ARTE
Autores: Dorilene Pantoja Melo e Salomão Antônio Mufarrej Hage
9. Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE DO CAMPO: UM ESTUDO NA COMUNIDADE DE PORTO DA SERRA, GLÓRIA-BA
Autores: Deane Taiara Soares Honório e Viviane dos Santos Carvalho
10. Título: AS PRÁTICAS CURRICULARES NAS ESCOLAS MULTIANOS RIBEIRINHAS EM PONTA DE PEDRAS, NA ILHA DE MARAJÓ-PA
Autores: Leticia dos Santos Furtado e Edir Augusto Dias Pereira
11. Título: OS RIBEIRINHOS E A LUTA PELO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO, NA AMAZÔNIA TOCANTINA
Autores: Maria do Socorro Dias Pinheiro e Carlos Nazareno Ferreira Borges
Autores: Maria Josicleia Almeida Santos e Viviane dos Santos Carvalho
GT 6 – História, Filosofia e Educação
Coordenação: Damião Bezerra Oliveira
a) Trabalhos:
1. Título: ELUNED MORGAN E O COLONIALISMO EDUCACIONAL NA PATAGÔNIA, ARGENTINA
Autores: Ana Paula Cunha de Sousa e Sônia Maria da Silva Araújo
2. Título: EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Autores: Edla Mara Nogueira Vidal
Damião Bezerra Oliveira
Autores: Érica de Sousa Peres e Guthemberg Felipe Martins Nery
Autores: Izabela de Souza Atar e Sônia Maria da Silva Araújo
Autor: João Costa Gouveia Neto
6. Título: MODERNIDADE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: A PROPOSTA HABERMASIANA
Autor: Jorge Alberto Ramos Sarmento
Autor: Marcelo Pereira de Almeida Ferreira
8. Título: PESQUISA COM CRIANÇAS: ÉTICA, SENSIBILIDADE E VISIBILIDADE DA INFÂNCIA
Autoras: Nilza Maria Ribeiro e Tânia Regina Lobato dos Santos
9. Título: CONCEITOS ARENDTIANOS PARA O ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA EM DIREITOS HUMANOS
Autores: Ricardo Teixeira da Silva e Helena Cristina G. Q. Simões
10. Título: AS FONTES DOCUMENTAIS E A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NO SÉCULO XIX
Autor: Rodrigo Moura Queiroz
11. Título: PERCURSO DAS MULHERES PROFESSORAS NA HISTÓRIA DO CESC-UEMA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autoras: Rosane Lopes e Silva e Sônia Maria Silva Araújo
12. Título: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO, SABERES E ATUAÇÃO DOCENTE
Autores: Roseli Moraes Cardoso e Damião Bezerra Oliveira
13. Título: CONGREGAÇÕES DAS FILHAS DE SANT’ANA E IRMÃS DE SANTA DOROTEIA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XX
Autoras: Tayana Helena Cunha Silva e Laura Maria Silva Araújo Alves
GT 7 – Educação, Representações Sociais e Juventude
Coordenação: Ivany Pinto Nascimento
a) Trabalhos:
Autor (es): 1º Erbio dos Santos Silva
2º Gilmar Pereira da Silva
3º Luiz Miguel Galvão Queiroz
2. Título: DE CASA PARA A ESCOLA: TRAJETÓRIAS DE JOVENS EM BUSCA DE EDUCAÇÃO
Autor (es): 1º Débora Mate Mendes
2º Ivany Pinto Nascimento
3. Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE DOCENTE NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Autor (es): 1º Ivany Pinto Nascimento
2º Sônia Eli Cabral Rodrigues
4. Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES
Autor (es): 1º Luane de Cássia Carvalho de Oliveira
2º Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
5. Título: EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS
Autor(es): 1º Livia Sousa da Silva
2º Ivany Pinto Nascimento
Autor (es): 1º Leopoldo Nogueira Santana Junior
2º Matheus Henrique Silva de Oliveira
Autor (es): 1º Lara Maria da Cruz Nogueira
2º Rebeca de Oliveira Costa
3º Profª. Dra. Maria do Socorro Castro Hage
8. Título: RACISMO E CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE ESTUDANTES DA PERIFERIA DE BELÉM DO PARÁ
Autor (es): 1º Adriana Dias de Moura
2º Lúcia Isabel da Conceição Silva
Autor (es): Autor (es): 1º Silvio Santiago Vieira
2º Prof. Dra. Ivany Pinto Nascimento
Autor (es): 1º Selli Maria da Rosa e Silva
2º Lúcia Isabel da Conceição Silva
11. Título: PROMOVENDO A CULTURA DA PAZ PARA O ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA
Autor (es): 1º Saulo Raphael Bastos Dantas e Silva
2º Nayara de Paula Sousa Monteiro
3º Genylton Odilon Rêgo da Rocha
12. Título: REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS INDÍGENAS DA ALDEIA OLHO D’ÁGUA, MARANHÃO, BRASIL
Autor (es): 1º Neusani Oliveira Ives-Felix
2º Luiza Nakayama
3º Flávio Bezerra Barros
13. Título: AUTODECLARAÇÃO RACIAL E DESDOBRAMENTOS EDUCACIONAIS/FORMATIVOS NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA
Autor (es): 1º Piedade Lino Videira
2º Sabrina da Silva Penha
3º Wesley Vaz Oliveira
Autor (es): 1º Wilma Cristina Bernardo Fahd
2º Ivany Pinto Nascimento
15. Título: A CONSTITUIÇÃO DE JUVENTUDE DA FUNDAÇÃO VITOR CIVITA
Autor (es): 1º Cristiane Lopes de Souza
16. Título: MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O ENSINO SUPERIOR NUMA PRATELEIRA DE SUPERMERCADO
Autor (es): 1º Matheus Henrique Silva de Oliveira
17. Título: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: APROXIMAÇÕES E RESSONÂNCIAS ENTRE BRANQUITUDE E NEGRITUDE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Autor (es): 1º Adriana Helena Moraes e Moraes
18. Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS NEGRAS SOBRE A COR DA PELE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BRAGANÇA –PA
Autor (es): 1º Antonio Matheus do Rosário Corrêa
2º Raquel Amorim dos Santos
Autor (es): 1º Bruna Taiza Silva Nascimento
2º Lúcia Isabel da Conceição Silva
3º Mateus Souza dos Santos
20. Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES
Autor (es): 1º Luane de Cássia Carvalho de Oliveira
2º Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
21. Título: EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS
Autor(es): 1º Livia Sousa da Silva
2º Ivany Pinto Nascimento
Autor (es): 1º Lara Maria da Cruz Nogueira
2º Rebeca de Oliveira Costa
3º Profª. Dra. Maria do Socorro Castro Hage
23. Título: RACISMO E CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE ESTUDANTES DA PERIFERIA DE BELÉM DO PARÁ
Autor (es): 1º Adriana Dias de Moura
2º Lúcia Isabel da Conceição Silva
24. Título: UMA LEITURA SOBRE A HISTÓRIA DA INCLUSÃO DE SURDOS BRASILEIROS NA ESCOLA COMUM À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO
Autor (es): 1º Silvio Santiago Vieira
2º Prof. Dra. Ivany Pinto Nascimento
GT 8 – Linguagem, Leitura e Formação de Professores
Coordenação: Nilo Carlos Pereira de Souza
a) Trabalhos:
1. Título: AS VOZES QUE CONSTITUEM MINHAS ALFABETIZAÇÕES
Autoras: Denise Letícia do Nascimento Teixeira e Elizabeth Orofino Lucio
Autoras: Selma Costa Pena e Sara Brenda da Conceição Moreira
Autora: Ruanne Fabricia Torres Ribeiro
4. Título: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoras: Herika Socorro da Costa Nunes e Cely do Socorro Costa Nunes
5. Título: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA: AS DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS
Autores: Douglas Almeida de Oliveira e Selma Costa Pena
Realização
Apoio